sábado, 6 de junho de 2009

Faça como Jesus - por James Hunter

"O maior líder de todos os tempos foi Jesus Cristo", afirma. Descubra por quê.

O QUE OS NOVOS LIDERES PRECISAM APRENDER COM JESUS CRISTO? James Hunter Liderança representa a sua capacidade de influenciar pessoas a agir. E nisso Jesus era imbatível. Ninguém pode negar que esse homem exerceu uma grande influência no planeta. Não é um ponto de vista religioso. É um fato. Uma vez que concordamos sobre isso, passamos para o segundo ponto dessa conversa. Se Jesus tinha tanta influência, nós devemos prestar atenção no que ele tinha a dizer sobre liderança. Por que ele era muito bom nisso. E o que ele falava era o seguinte: as pessoas devem seguir você de livre e espontânea vontade. Isso significa exercer a liderança por meio da autoridade, e não do poder. Quando você usa o poder, você obriga as pessoas a fazerem a sua vontade, por conta da posição que você ocupa. Quando usa a autoridade, as pessoas fazem o que você quer de boa vontade, por sua influência pessoal. Esse é o único meio de contar com o coração, a mente e o espírito dos profissionais.

POR QUE A EMPRESA PRECISA TER O CORAÇÃO, A MENTE E O ESPIRITO DO FUNCIONARIO? J H Muitas vezes as organizações usam apenas as pernas, braços e mãos dos funcionários. Digo que, nesse caso, a empresa conta com eles do pescoço para baixo. E o resultado é o seguinte: os profissionais se tornam apáticos. Perdem o interesse, a criatividade, a excelência. E isso não é competitivo no mercado globalizado. Para ser bem-sucedida, é preciso contar com os profissionais do pescoço para cima. Por que é exatamente isso o que os concorrentes estão tentando fazer.

COMO CONQUISTAR OS FUNCIONARIOS DO PESCOÇO PARA CIMA? J H Esse processo passa pelo conceito de espiritualidade. Isso significa reconhecer que podemos encontrar um significado maior no que fazemos do que simplesmente operar uma máquina oito horas por dia. E o líder tem um papel muito expressivo nesse contexto. Cabe a ele lembrar às pessoas que o que elas fazem é muito importante, ajudá-las a ver sentido no seu trabalho e a se desenvolver. Em resumo, cabe ao líder servir. Quanto mais servimos, mais bem-sucedidos nós somos. E vice-versa. Recente pesquisa do Gallup mostra que dois terços dos funcionários que deixam seus empregos na verdade estão se demitindo de seus chefes e não das empresas. E a espiritualidade está influenciando esse movimento. As pessoas param e pensam: "Há algo mais do que trabalhar 40 anos para um chefe que não me entende nem valoriza. Quero que minha vida seja mais do que isso". A liderança baseada no poder está entrando em colapso. E a conseqüência é uma forte pressão, nas corporações, pela formação de líderes que atendam às novas demandas dos profissionais. As organizações não podem perder seus talentos.

A TEORIA DA LIDERANÇA SERVIDORA FOI FORMALIZADA NA DÉCADA DE 70. POR QUE SO AGORA GANHOU FORÇA NAS EMPRESAS? J H Depois da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos não tinham concorrentes no mercado internacional, porque grande parte do mundo civilizado estava em ruínas. Então, as empresas podiam contar com seus funcionários apenas do pescoço para baixo. Henry Ford costumava dizer: "Por que tenho de ter a pessoa inteira se preciso apenas de um par de mãos? Não preciso que ela pense". Nós pagamos um preço por isso. Anos depois da guerra, alguns dos países que tinham sido destruídos, como o Japão, começaram a se reconstruir. E o que eles nos ensinaram é que você tem de contar com pessoas engajadas. Hoje, poucas empresas adotam a fórmula "do pescoço para baixo". Porque isso não é competitivo. Algumas das empresas mais bem-sucedidas no mercado norte-americano seguem o conceito da liderança servidora. Dê uma olhada na lista das companhias mais admiradas dos Estados Unidos, publicada em março deste ano pela revista Fortune. Entre as empresas que ocupam as seis primeiras posições, quatro exercem essa prática: Starbucks (3o lugar), Wal-Mart (4o lugar), Southwest Airlines (5o lugar) e FedEx (6o lugar). Gostaria de dizer que isso acontece pelos motivos certos, mas a realidade é a seguinte: as velhas fórmulas já não funcionam. E quem não percebe isso simplesmente está sendo jogado para fora do negócio.

EM O MONGE E O EXECUTIVO VOCE DIZ QUE O LIDER DEVE AMAR SUA EQUIPE. QUAL A REAÇÃO DOS EXECUTIVOS A ESSA TEORIA? JH Eu realmente questionei a idéia de incluir a palavra amor no meu modelo de liderança servidora. Passo 95% do meu tempo falando para homens de negócios na América corporativa e imaginava que, se mencionasse o amor, as pessoas não iriam me contratar. Mas isso é apenas uma questão de ignorância. A língua inglesa, em particular, destruiu a definição clássica de amor. Nós associamos essa palavra a sentimento. Mas o que importa é o comportamento. O verdadeiro amor significa espontaneamente servir o outro e ajudá-lo a se tornar o melhor que ele pode ser. Esse é o grande teste da liderança. Quando as pessoas partem, elas estão melhores do que quando chegaram? Elas cresceram? Se desenvolveram? São profissionais melhores? Ajudá-las a fazer isso exige amor -- o que não significa ser bonzinho. Algumas vezes, amar significa "abraçar". Em outras, "bater". Em O Monge e o Executivo, menciono que a esposa do personagem John Daily não gosta muito dele em alguns momentos. Assim como acontece com a minha. Mas isso não quer dizer que ela não me ama. Ela continua paciente, gentil, comprometida. Ainda está no jogo. E é isso o que precisamos entender. Amar é uma escolha.

QUAL A MAIOR DIFICULDADE QUE O LIDER ENFRENTA PARA APRENDER A AMAR E A SERVIR? J H O principal desafio é vencer o ego. Isso atrapalha muito. Mas é só uma questão de educação. Muita gente não tem idéia do que é a liderança servidora. Pensam que a liderança está ligada ao poder, porque foi o que aprenderam. Era assim que o seu pai agia. Que o seu chefe agia. Agora, é preciso ver a liderança de uma outra forma. Esse é o primeiro passo. Mas é preciso muito mais. Concordar intelectualmente com esse conceito é uma coisa. Fazer disso parte da sua vida é bem diferente. E o ego é uma das coisas que mais dificulta esse processo. No fim, é uma questão de escolha: você vai ser um líder servidor ou um líder que serve a você mesmo? Várias pessoas ainda preferem servir a elas mesmas. Mas isso está mudando.

Trechos do Monge eo Executivo - Reflita

LIDERANÇA É INFLUÊNCIA Liderança é sua habilidade de inspirar as pessoas a agir. Significa conquistá-las por inteiro: espírito, coração, mente, braços, pernas... E aí está a diferença entre poder e autoridade. Quando você tem poder, as pessoas fazem a sua vontade mesmo que não desejem. Quando você tem autoridade, as pessoas voluntariamente fazem a sua vontade, por causa da sua influência pessoal. Isso é que faz um grande líder.

UM BOM LÍDER SERVE, EM VEZ DE SER SERVIDO Se liderança é influência e isso significa inspirar as pessoas a agir, ninguém fez isso melhor do que Jesus Cristo. E o que ele tinha a dizer sobre liderança? "Quem quiser ser líder primeiro deve servir." Na primeira vez em que li isso, pensei: "Que estúpido. Isso funciona na Igreja, mas não nos negócios. Se eu sou o chefe, as pessoas é que têm de me servir". Mas finalmente aprendi. O líder tem de servir, sim. Seu papel é ajudar as pessoas da sua equipe a ser o melhor que elas podem ser. Se você dá a seu time o que ele precisa, ele também vai lhe dar o que você precisa.

UM BOM CARÁTER FAZ UM BOM LÍDER Seja o pai, chefe, vizinho, amigo ou filho que você gostaria de ter. Liderança não é o que você faz, é o que você é. Liderança tem a ver com caráter: 99% das falhas de liderança são falhas de caráter. E o que é caráter? É o seu compromisso de fazer o melhor, mesmo quando você não deseja. Faça desse compromisso uma rotina. Suas ações viram seus hábitos, que viram seu caráter, que vira seu destino. O desenvolvimento da liderança significa o desenvolvimento do caráter. Não há seres humanos prontos. Há seres humanos sempre em formação. Você faz inúmeras escolhas sobre caráter diariamente. E são essas escolhas que determinam a pessoa que você está se tornando. Isso exige um trabalho duro. Cada um de nós pode virar um santo ou um demônio a cada dia.

TODOS TÊM POTENCIAL PARA SER LÍDER Considerando que liderança é influência, todos podem ser líderes, porque todos podem influenciar pessoas. A diferença é que cada um tem uma responsabilidade diferente. A pergunta, certa, portanto, não é se você pode ser um líder. É como se tornar um líder eficiente naquilo que você faz, como ser um líder cada vez melhor.

COMPROMISSO É ESSENCIAL Os profissionais passam mais tempo no trabalho do que com suas famílias. Veja que responsabilidade para os líderes... Precisamos nos questionar sempre: "Somos os melhores líderes que podemos ser para esse time?". Como você pode pedir que as pessoas dêem o melhor de si se você não dá?

LÍDER BOM NÃO É LÍDER BONZINHO Seu desafio é fazer o que as pessoas precisam que você faça, e não o que elas querem que você faça. Às vezes isso significa bater, às vezes abraçar.

LIDERAR É AMAR Eu não preciso gostar de você, mas, como seu líder, tenho de amá-lo. Tenho de querer que você seja o melhor que você pode ser e ajudá-lo a fazer isso. Tenho de ouvi-lo, respeitá-lo, reconhecê-lo, inspirá-lo a agir... O conceito de amor, aqui, significa o que você faz, não o que você sente. Você pode agir com amor, mesmo que tenha vontade de estrangular seu colega de trabalho.

NÃO HÁ PROGRESSO SEM MUDANÇA Você tem de ser a mudança que você quer ver no mundo. Se o seu chefe não entende os princípios da liderança servidora, isso não é desculpa para você não colocá-los em prática.

É HORA DE AGIR Todos concordam com o que eu digo em O Monge e o Executivo. Mas é perda de tempo ler o livro se você não coloca isso em prática, se não move o conceito da liderança servidora da sua cabeça para o seu coração e daí para suas ações.

DISCÍPULOS DO MONGE Empresas distribuem livro de James C. Hunter para seus funcionários:

Iniciativas para lideres

O QUE É ESPIRITUALIDADE * Significa a capacidade de pensar, sentir e agir com base na crença de que existe algo maior do que os aspectos materiais. * Representa a busca de significado para o papel do ser humano na empresa, na família, na sociedade (e o conseqüente equilíbrio dessas várias dimensões). * É uma postura de vida, não envolve rituais. * Tem elementos comuns a todas as religiões, como amor, esperança, liberdade, igualdade etc.

RELIGIOSIDADE * Representa várias correntes (religiões) que conduzem à espiritualidade. * Baseia-se na forma como os fundadores de cada religião viam o mundo. * Envolve rituais e costumes. * Ganha novas vertentes de acordo com os contextos históricos e culturais.
EM VEZ DE FALAR, FAÇA Se o crescimento espiritual se reflete em produtividade, cabe ao líder promover esse desenvolvimento. Mas como é que isso funciona na prática? Pedimos a Sergio Chaia, diretor-geral da Sodexho Pass, para contar um pouco da experiência de sua equipe nessa área. O trabalho parte do princípio que o crescimento espiritual representa uma maior consciência do papel do colaborador não só na empresa, mas em todas as esferas da sua vida. Para estimular essa consciência, a Sodexho Pass promove atividades que conduzem a uma reflexão sobre os objetivos e os valores dos profissionais.
* Semanalmente, são realizadas sessões de ioga e meditação, que estimulam o autoconhecimento. * A empresa também incentiva o desenvolvimento espiritual por meio da responsabilidade social. Com isso, o funcionário: - ajuda o outro a se desenvolver; - reforça a consciência de que faz parte do todo e pratica a lei da reciprocidade (que diz que suas ações acabam voltando para você); - minimiza seus próprios problemas e adota uma postura mais positiva. * Os objetivos e resultados de cada área são trabalhados com transparência. Isso fortalece a sensação de pertencimento. "As pessoas sentiam falta de saber para onde a empresa estava indo", diz Sergio. * Os profissionais têm autonomia (e assumem essa responsabilidade). A Sodexho Pass acredita que as pessoas fazem mais e melhor quando sentem que contribuíram com seu esforço. * Cada conquista é celebrada, partindo-se do princípio de que o que move o homem é o reconhecimento. * Em vez de falar, os líderes fazem. Dessa forma, levam o funcionário a refletir sobre essas ações, encontrando suas próprias respostas. * O respeito à diversidade é a base detodo o relacionamento profissional.