sábado, 6 de junho de 2009

Iniciativas para lideres

O QUE É ESPIRITUALIDADE * Significa a capacidade de pensar, sentir e agir com base na crença de que existe algo maior do que os aspectos materiais. * Representa a busca de significado para o papel do ser humano na empresa, na família, na sociedade (e o conseqüente equilíbrio dessas várias dimensões). * É uma postura de vida, não envolve rituais. * Tem elementos comuns a todas as religiões, como amor, esperança, liberdade, igualdade etc.

RELIGIOSIDADE * Representa várias correntes (religiões) que conduzem à espiritualidade. * Baseia-se na forma como os fundadores de cada religião viam o mundo. * Envolve rituais e costumes. * Ganha novas vertentes de acordo com os contextos históricos e culturais.
EM VEZ DE FALAR, FAÇA Se o crescimento espiritual se reflete em produtividade, cabe ao líder promover esse desenvolvimento. Mas como é que isso funciona na prática? Pedimos a Sergio Chaia, diretor-geral da Sodexho Pass, para contar um pouco da experiência de sua equipe nessa área. O trabalho parte do princípio que o crescimento espiritual representa uma maior consciência do papel do colaborador não só na empresa, mas em todas as esferas da sua vida. Para estimular essa consciência, a Sodexho Pass promove atividades que conduzem a uma reflexão sobre os objetivos e os valores dos profissionais.
* Semanalmente, são realizadas sessões de ioga e meditação, que estimulam o autoconhecimento. * A empresa também incentiva o desenvolvimento espiritual por meio da responsabilidade social. Com isso, o funcionário: - ajuda o outro a se desenvolver; - reforça a consciência de que faz parte do todo e pratica a lei da reciprocidade (que diz que suas ações acabam voltando para você); - minimiza seus próprios problemas e adota uma postura mais positiva. * Os objetivos e resultados de cada área são trabalhados com transparência. Isso fortalece a sensação de pertencimento. "As pessoas sentiam falta de saber para onde a empresa estava indo", diz Sergio. * Os profissionais têm autonomia (e assumem essa responsabilidade). A Sodexho Pass acredita que as pessoas fazem mais e melhor quando sentem que contribuíram com seu esforço. * Cada conquista é celebrada, partindo-se do princípio de que o que move o homem é o reconhecimento. * Em vez de falar, os líderes fazem. Dessa forma, levam o funcionário a refletir sobre essas ações, encontrando suas próprias respostas. * O respeito à diversidade é a base detodo o relacionamento profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário