quinta-feira, 14 de maio de 2009

A hora da entrevista

Como ainda é assustador a hora da entrevista para emprego, tenho me deparado com pessoas com uma capacidade muito grande como profissional mas que na hora da entrevista faltam-lhe palavras.
O que pude perceber na maioria é a falta de leitura, ou muitas vezes o meio em que vive não o capacita, ou melhor as amizades não acrescentam. Na maioria das vezes não conseguem nem ao menos falar sobre si, pois nestas rodas o que se comenta é sobre a vida do vizinho, o assassinato de mais um inocente ou a gostosona que acabou de passar. Sei que muitas vezes é fácil mudar de cultura, mas implantar uma cultura de mudança é extremamente complicado, requer paciência e ainda acreditem que, quem quer ajudar pode ser taxado como o chato ou o metido por estar em uma situação academica acima, engano pois esta situação vai desde o analfabeto ao grande academico. O que esta sendo proposto é uma melhoria na comunicação social, que ao invés de estarmos prestando ou dando mais atenção aos programas sensacionalistas poderíamos esta lendo livros, jornais ou revistas, vamos nos afogar em conhecimentos e melhorar nossa comunicação, assim poderemos espantar o medo da hora da entrevista.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Liderança imposta

Em pleno século XXI ainda observamos que algumas empresas conservam a liderança imposta pela ameaça e impondo o medo. Será que depois de tanto conhecimento adquirido os lideres precisam impor a lei do chicote para conquistar resultados ou um disfarçada admiração dos seu liderados, ou os lideres se sentem ameaçados quando em sua equipe de colaboradores aparecem vendedores capacitados ( graduação completa, pós graduação...) e que o líder mal sabe ler e escrever?, ou será que os colaboradores só desenvolvem a base de porradas e chicotadas???